A 20ª edição do Paim Talks trouxe Heloísa Rocha, jornalista e idealizadora do Moda em Rodas, pra um papo sobre comunicação inclusiva sob o recorte de pessoas com deficiência.
Mas por que é importante darmos atenção pra comunicação inclusiva?
Segundo dados do IBGE de 2019, 17,3 milhões de pessoas brasileiras possuem algum tipo de deficiência. Isso corresponde a 8,4% da população. Desse número, 6,9 milhões (40%) possuem deficiência visual; 5,6 milhões (32%) possuem deficiência física; 2,5 milhões (15%) possuem deficiência intelectual; e 2,3 milhões (13%) possuem deficiência auditiva.
Assista ao Paim Talks #20 na íntegra
Dicas rápidas
Capacitismo
Toda opressão ou preconceito que uma pessoa com deficiência sofre pela sua deficiência. Pode acontecer de forma:
Passiva: ocorre de maneira sutil e/ou de forma inconsciente. Em muitas ocasiões o preconceito vem “camuflado” de elogio ou agrado;
Ativa: quando o indivíduo duvida da capacidade da pessoa com deficiência ou a insulta com intenção;
Recreativa: quando a pessoa se torna alvo de piadas ou observações por conta da deficiência.
Institucional: a contratação da pessoa com deficiência em uma empresa é feita apenas para preencher a cota;
Linguistica: através do uso de expressões que utilizam a deficiência como adjetivo.
Expressões pra tirar do vocabulário

Terminologias a serem evitadas

Influenciadores para seguir (Instagram)
Maria Julia @majudearaujo
Stephanie Marques @tephmarques
Samanta Bullock @samantabullock
Michele Simões @micsimoes
Rebeca Costa @looklittle
Ana Clara Moniz @_anaclarabm
Lelê Martins @blogueirapcd
Sobre o Moda Em Rodas
O projeto nasceu a partir de uma percepção de Heloísa sobre a falta de representatividade de pessoas com deficiência no âmbito da moda. O projeto tem 3 pilares principais: resgatar a autoestima feminina, estimular a moda inclusiva e ser um novo conceito ao corpo com deficiência na mídia.
Siga nos canais:
Publicado em 20 de junho de 2024